Olhando para o esquema da página 44 os três primeiros passos dão-nos conta da necessidade de, antes de decidir sobre o tema a escolher, olhar à nossa volta (investigar sobre tendências atuais (passadas e futuras, acrescento), os nossos interesses pessoais e profissionais, conhecer o que vai surgindo como tendências ora na Academia ora nos diferentes serviços de rede social), conversar (com os colegas - o fórum das disciplinas é, neste caso, um local privilegiado para se trocarem ideias, impressões, opiniões, etc.), com os professores, com aqueles que consideramos significativos nestas 'lides' sejam eles amigos, conhecidos - formais ou informais - colegas ou familiares), pensar (sobre o que já pensávamos e sentíamos em relação aos diferentes temas, o que fomos recolhendo das conversas, as opiniões que tínhamos e que fomos formando, as novidades de que fomos tendo conhecimento... enfim, daquilo que já era nosso conhecido e do novo conhecimento que fomos adquirindo juntamento com as sensações e as perceções que fomos / vamos formando no equilíbrio entre o antigo e o novo). Sendo o conhecimento um afazer (estamos sempre a caminho, felizmente) o segundo passo, designado por "as ideias brotam", é aquele momento em que ora seguindo a lógica (ou não) é um momento de questionamento pessoal a partir do que fora anteriormente apreendido e trabalhado. É aquele momento em que colocamos em causa conhecimentos e aprendizagens e em que, depois da dispersão procuramos focalizar os nosso interesses, agora, supostamente, já esclarecidos.
Existe, porém, uma série de outros fatores (diria, parasitas) que poderão ir intervendo mesmo após a escolha, cuja ponderação terá sido efetuada com o devido tempo, e que nos levou à decisão acerca do tema a trabalhar.
Certamente que neste processo todo o o percurso desde o levantamento das questões de investigação até à escolha da metodologia, embora de forma embrionária estão presentes neste momento. Deixo aqui aquilo que considero ser uma imagem ilustrativa (p.25) que reflete o trabalho a efetuar para e escolha do tema adequado: